Ter, 01 de fevereiro de 2022, 15:17

Conselho do DEC decide por manter todas as disciplinas teóricas em formato remoto
Considerando o recuo para Fase 2 e o crescimento dos casos de COVID entre alunos e professores, fica decidido pela mudança até nova avaliação

Em 27/01/2022 foi publicada a Portaria 86/2022/GR que determinou o recuo para a Fase 2 do retorno das atividades presenciais da UFS, seguindo a orientação da Nota Técnica 01/2022 do Comitê de Enfrentamento à COVID que alerta para um crescimento exponencial de infecções nos meses de fevereiro e março do corrente ano. Diante disso, o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia encaminhou aos Departamentos o Memorando 23/2022 – CCET com a orientação de que as disciplinas práticas sejam mantidas no formato presencial e que cada setor decida pela passagem ou não das demais disciplinas para a modalidade remota.

Assim, em 01/02/2022 o Conselho do Departamento de Engenharia Civil se reuniu em caráter extraordinário para discutir a situação das disciplinas do DEC e deliberar sobre o formato das aulas. Após a volta para a Fase 2, as salas de aula e laboratórios ficaram limitados a funcionarem a 50% de sua capacidade, o que inviabilizou o formato totalmente presencial para muitas turmas. Ainda, foi recomendado pela gestão da universidade que professores com filhos em idade não vacinal passassem para o formato remoto. Portanto, após estas alterações, chegamos a um total de 29 disciplinas em formato totalmente presencial, 23 em formato remoto e 19 em combinação entre presencial e remoto (híbrido), sem contabilizar as disciplinas de outros departamentos. Devido a grande oferta de disciplinas remotas e híbridas, inevitavelmente os alunos do curso de Engenharia Civil iriam enfrentar a situação de assistir aulas remotas e presenciais no mesmo dia, em intervalo de tempo que não fosse suficiente o deslocamento Casa – UFS – Casa. Adicionamos ainda que estamos recebendo constantemente notificações de alunos e professores infectados ou com suspeita de COVID e que sempre que houver esta situação a disciplina passa para a modalidade remota imediatamente. Se for aluno, todas as disciplinas que ele participa passarão para este formato a qualquer momento ao longo do período letivo até o fim da quarentena.

Portanto, considerando todos os fatos aqui narrados, considerando que a Fase 2, pelo plano de retomada das atividades presenciais, determina que as atividades acadêmicas funcionem preferencialmente em caráter remoto, o Conselho do DEC decidiu por manter todas as disciplinas teóricas no formato remoto e as disciplinas práticas ENCIV0160 - Mecânica dos Solos I, ENCIV0096 - Topografia I, ENCIV0109 - Desenho Arquitetônico, ENCIV0107 - Expressão Gráfica I e ENCIV0106 - Desenho Geométrico na modalidade presencial ou combinação entre presencial e remoto. No dia 07/03/2022 o Conselho se reunirá novamente a fim de reavaliar a decisão considerando a situação da saúde pública vigente na época.