Informações Gerais ENADE 2023

No ano de 2023, os cursos de graduação em Engenharia Civil passarão pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Este exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes por meio de uma prova de conhecimentos gerais e específicos ligados a área de Engenharia Civil.

Esta avaliação é tratada como a mais importante para avaliar a qualidade do curso e a sua manutenção. Portanto, é de grande importância que os estudantes participem do exame a fim de mostrar à sociedade que estão se graduando em um curso de alto nível e, consequentemente, aptos a exercer a profissão com uma qualidade acima da média.

A participação no ENADE é de caráter obrigatório para a conclusão do curso, devendo participar aqueles que estão nos seguintes grupos:

1. ingressantes do curso que tenham de 0 a 25% da carga horária do curso concluída até as inscrições no ENADE. Nesta faixa, os estudantes não irão participar das etapas de avaliação, apenas devem estar inscritos;
  2. concluintes do curso que tenham 80% ou mais da carga horária concluída até as inscrições no ENADE e que não tenham colado grau até esta data;
  3. concluintes do curso com previsão de integralizar 100% da carga horária até julho de 2024.

Aqueles que não se encaixam em algum dos três grupos não participam do exame.

Os dois últimos grupos (concluintes) deverão:

• ser inscritos no ENADE pela UFS;
  • realizar a prova e;
  • preencher o Questionário do Estudante.

A ausência em qualquer das três etapas implica irregularidade no curso e o estudante só poderá colar grau a partir de agosto de 2024.

As inscrições para o ENADE 2023 se encerrarão em 31 de agosto de 2023 e após a publicação do Edital, a coordenação do curso iniciará o processo de inscrição dos alunos aptos a participar do exame.

Caso o estudante conclua o curso até 31/08/2023, ele/ela não participará do exame e poderá colar grau sem problemas. Entretanto, aqueles que encerrarem o curso após esta data (grupo 2 ou 3) estarão impedidos de colar grau, pois deverão participar do ENADE e colar grau apenas a partir de janeiro de 2024 (caso não participar do Exame, só poderá colar grau a partir de agosto de 2024).

Quando o edital for publicado, identificaremos aqueles estudantes que deverão participar de todo o processo do ENADE (grupos 2 e 3) e convocaremos todos para uma reunião com a coordenação a fim de passar mais orientações.

Reforçamos a importância que este Exame tem para atestar a qualidade do curso e, consequentemente, a qualidade dos profissionais que estamos formando. Portanto, um bom desempenho no Exame é de grande interesse para todos os estudantes. No último ENADE que participamos, em 2019, conseguimos a nota máxima (conceito 5), colocando o nosso curso entre os melhores do país.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a coordenação do curso através dos contatos:

Portaria 124/2023/MEC

Edital ENADE 2023