Laboratório de Geotecnia e Pavimentação (GEOPAV)

O Laboratório de Geotecnia e Pavimentação (GeoPav) existe desde o início de funcionamento do curso de Engenharia Civil da UFS, antigo Laboratório de Solos, e sempre prestou excelentes serviços geotécnicos à comunidade sergipana, aos estudantes do curso, e a qualquer órgão ou entidade, inclusive de outras regiões do país, que dele demanda, seguindo o regramento oficial típico de uma IES pública.

Ao longo dos anos, o GeoPav passou por modificações, tendo sido contemplado com uma reforma expressiva, ampliação e adequação de suas instalações físicas e aquisição de novos equipamentos no ano de 2007, se preparando para dá suporte às pesquisas na área, especialmente aquelas voltadas para o fortalecimento da linha de pesquisa “Engenharia Geotécnica e de Pavimentos” presente na proposta inicial de criação do curso de mestrado do DEC, o PROEC. Essas reformas e adequações permitiram aumentar a área do laboratório de 160 m² para 260 m²,  além da construção de um mezanino com 03 salas climatizadas e equipadas para abrigar alunos, técnicos e professores. Essas ampliações foram realizadas com significativo aporte financeiro da Rede Temática de Tecnologia em Asfalto, do CENPES/PETROBRÁS, de onde foram investidos quase 2,0 milhões de reais. A partir da sua reinauguração, no mês de dezembro de 2007, o antigo laboratório de Solos do DEC passou a ser denominado Laboratório de Geotecnia e Pavimentação.

O GeoPav é destinado às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (inclusive em parceria com a Empresa Júnior do DEC) na área de Engenharia Geotécnica, especialmente, ensaios de laboratório e de campo voltados para obras de terra, tais como barragens, aterros rodoviários, fundações, estruturas de contenção, entre outros, dando suporte também aos estudos dos materiais granulares para bases e sub-bases de pavimentos. Dessa forma, além das atividades acadêmicas rotineiras, de aulas práticas para os alunos de graduação, são desenvolvidas atividades básicas de alunos de iniciação científica, TCC, e pesquisas de pós-graduação (com alunos de mestrado), bem como na forma de colaboração com outras instituições federais, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG, do Mestrado e Doutorado da UnB, da PUC-Rio, da COPPE/UFRJ e UNIFEI - Campus Itabira. Esse laboratório sempre desempenhou um papel importante no campo da extensão universitária, na medida em que se esforça para atender à comunidade, prestando apoio técnico especializado às empresas que precisam da realização de ensaios especiais, bem como consultorias na área, quando devidamente autorizadas. Entre 2004 e 2012 vigorou um Convênio GeoPav-UFS-FAPESE (FAPESE - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe - e UFS, Convênio nº. CT 543.005) que permitiu uma forte interação tecnológica com as empresas, denominado PROINTEC – Programa de Integração Tecnológica do DEC. É um dos laboratórios de Geotecnia mais bem equipados do N/NE. A infraestrutura instalada tem capacidade para realizar os ensaios de extrema importância para a engenharia geotécnica, dispondo de equipamentos para realização de ensaios físicos, mecânicos e hidráulicos. Ensaios de análise granulométrica, limites de Atterberg, compactação, CBR, MCT, abrasão Los Angeles, adensamento, cisalhamento direto, triaxiais, permeabilidade a carga variável e constante, expansibilidade e colapsibilidade são alguns dos ensaios realizados no GeoPav. Por intermédio da Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, EdificarSE, o GeoPav vem prestando atendimento às empresas de construção civil e órgãos públicos com a execução de ensaios em solos. O corpo técnico do GeoPav é composto de servidores técnicos qualificados para as atividades laboratoriais, além de professores doutores que acompanham todas as etapas de execução.

Coordenador: Prof. Erinaldo Hilário Cavalcante

Vice-Coordenador: Prof. Guilherme Bravo de Oliveira Almeida